A abertura deste espaço, tem como principal razão de ser a denúncia de todos os casos de corrupção, que se têm verificado através da viciação do "SISTEMA" que o Dr. Dias da Cunha, corajosa e persistentemente denunciou. Até aprece que querer que exista VERDADE DESPORTIVA é ... vergonha. Enfim, agora que se sabe que entre outros favores aos árbitos, para além de peças de ouro e sem falar de viagens ao Brasil, há favores sexuais que envolvem vários dirigentes e árbitros internacionais e de meia tigela, e que têm servido de suporte aos bons resultados de alguns, não nos podemos admirar que nos últimos 20 anos os campos estejam inclinados e tenham sido o FCPorto e o sr. Pinto da Costa os maiores beneficiários. A OPERAÇÃO "APITO DOURADO" não sei se será ou não bem sucedida naquilo que TODA A GENTE SABE. No entanto, teve o condão de trazer à luz do dia muitos nomes, poucas vergonhas, batota, mentira, roubo, telemóveis e, MUITA COISA MAIS que andava escondida. Está aberta a caça! Ou estava, a justiça tem destas coisas. E o que é engraçado também no meio de tudo isto, é ver o sr. Luis Filipe Vieira, anafado e literado presidente do Benfica a deitar baba e ranho sobre os telefonemas e a promiscuidade do FCPorto e Pinto da Costa, quando ele próprio andou embrulhado com telefonemas a escolher árbitros. E o Dr. João Rodrigues ... sabem todos quem é. não sabe?
Pelo menos os telefonemas existiram, esses ninguém pode provar que não existiram.
São um facto indesmentível!

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Herminio Loureiro e o benefício da dúvida.

"11 dos 25 árbitros (da 1.ª categoria) devem ser suspensos", titula na primeira página o semanário Sol.

Hermínio Loureiro, no seu discurso de tomada de posse, prometeu actuar em relação ao caso Apito Dourado, defendendo a credibilização do futebol português. Na altura, muitos o criticaram e duvidaram das suas promessas.

A sua coragem em pedir toda a informação ao Ministério Público, neste caso à Procuradora Geral Adjunta que coordena todas as investigações do "Apito Dourado", parecem revelar que estamos na presença de alguém que quer reformar o futebol português. Hermínio Loureiro sabe que o desafio não será nada fácil. Vamos a factos.

Em poucas semanas de mandato, fez mais do que muitos fizeram durante anos a fio. Lançou a Taça da Liga, pôs na agenda a inevitável profissionalização dos árbitros, através da realização de um interessantíssimo colóquio internacional, quer criar a primeira escola profissional de árbitros de futebol, obrigou-os a entregarem a declaração de interesses e de rendimentos, rebaptizou a Liga de Honra, está a estudar a forma de levar mais adeptos aos estádios, sobretudo jovens e mulheres, assumiu, sem complexos, o cargo de vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, a Comissão de Arbitragem da Liga deu o tratamento devido ao árbitro da 1.ª categoria que foi acusado de corrupção e a sua Comissão Disciplinar vai instaurar processos disciplinares aos agentes desportivos que estão indiciados nos vários inquéritos do "Apito Dourado".

Hermínio Loureiro e a sua equipa já têm obra para mostrar e só espero que não parem. O futebol português precisava de mudar há muito tempo e foi preciso chegar alguém da política para o fazer. Curiosamente, o presidente da Liga é alguém que vem do basquetebol, onde tudo é mais simples, mais prático, mais espectacular, modalidade em que não há tempos mortos no jogo jogado. Talvez seja esta a grande diferença entre Hermíno Loureiro e os restantes dirigentes do futebol. É que ele não queima tempo e, pelos vistos, encesta com facilidade, quer no garrafão quer fora dele. Esperemos que não apareça ninguém a pedir um desconto de tempo com o intuito de quebrar o seu ritmo.

Mas, ainda assim, não sei se ele está mesmo com vontade de mudar. Aquela de manter o Valentim Loureiro nos seus corpos sociais como Prsidente da Assembleia Geral ... hummmm ... dá muito que pensar!

Sem comentários: