A abertura deste espaço, tem como principal razão de ser a denúncia de todos os casos de corrupção, que se têm verificado através da viciação do "SISTEMA" que o Dr. Dias da Cunha, corajosa e persistentemente denunciou. Até aprece que querer que exista VERDADE DESPORTIVA é ... vergonha. Enfim, agora que se sabe que entre outros favores aos árbitos, para além de peças de ouro e sem falar de viagens ao Brasil, há favores sexuais que envolvem vários dirigentes e árbitros internacionais e de meia tigela, e que têm servido de suporte aos bons resultados de alguns, não nos podemos admirar que nos últimos 20 anos os campos estejam inclinados e tenham sido o FCPorto e o sr. Pinto da Costa os maiores beneficiários. A OPERAÇÃO "APITO DOURADO" não sei se será ou não bem sucedida naquilo que TODA A GENTE SABE. No entanto, teve o condão de trazer à luz do dia muitos nomes, poucas vergonhas, batota, mentira, roubo, telemóveis e, MUITA COISA MAIS que andava escondida. Está aberta a caça! Ou estava, a justiça tem destas coisas. E o que é engraçado também no meio de tudo isto, é ver o sr. Luis Filipe Vieira, anafado e literado presidente do Benfica a deitar baba e ranho sobre os telefonemas e a promiscuidade do FCPorto e Pinto da Costa, quando ele próprio andou embrulhado com telefonemas a escolher árbitros. E o Dr. João Rodrigues ... sabem todos quem é. não sabe?
Pelo menos os telefonemas existiram, esses ninguém pode provar que não existiram.
São um facto indesmentível!

quarta-feira, 19 de julho de 2006

Verdadeira lição

Lição de asseio
1 Tanto trovejou que choveu.
Tanto choveu que acabou por haver um dilúvio. Um dilúvio que só poderia acontecer em Itália, em mais lado nenhum. Depois do processo mãos limpas, que decapitou a I República, foi agora a vez do processo pés limpos, que dizimou uma geração inteira de dirigentes e árbitros. Com tanta limpeza, a Itália é a nação mais asseada do Mundo. Sem ironia.
Ali as coisas começam e acabam, sem que à justiça desportiva tremam as mãos ao ditar as sentenças. Alguém imagina que em qualquer outro país - 120 horas depois da conquista do quarto título mundial!!! - haveria coragem para aplicar sanções tão drásticas, tão brutais?
Vou mesmo mais longe: penso que neste caso faltou um pouco de bom senso, que se levou demasiado à letra o código da justiça desportiva e que se exagerou. Só em pura ficção se conceberia que o Real Madrid, o Barcelona, o Manchester Utd., o Arsenal, o Bayern, o Benfica ou o Porto pudessem um dia descer de divisão em resultado de escutas telefónicas comprometedoras.
Leiam a Marca: «Em Espanha, por fás e por nefas, a aplicação dos castigos desportivos ou se eterniza ou se esquece.»

2 Não foi só em Itália que o futebol vendeu a alma ao Diabo, nem era só lá que o dinheiro estava acima de tudo. A arrogância, a promiscuidade, a cegueira, o despudor, o conflito de interesses, o tráfico de influências, a corrupção, imperam por toda a parte. A única diferença é que no calcio acabou a impunidade. Todos sabem isso. A própria ministra do Desporto, Giovanna Melandri, não se tem coibido de declarar, repetidamente, que o que se passou em Itália não diverge do que se passa na Bélgica, Finlândia, Alemanha, França, Portugal.... É tempo, no entanto, de sublinhar duas coisas:

1.ª -estas são sentenças de primeira instância e todos os condenados já recorreram delas para a Corte Federal;
2.ª - espera-se que as sentenças de segunda instância sejam proferidas antes do prazo limite para a inscrição das sete equipas apuradas para as provas europeias (4+3). Porquê?
Porque, se assim não for, as equipas que acabarão por ser inscritas serão aquelas já definidas pela sentença de primeira instância, ou seja, Inter, Roma, Chievo e Palermo mais Livorno, Parma e Empoli.
E se por hipótese, nada inverosímil, a Corte Federal corrigir ou alterar ou anular a primeira sentença? Aí o pandemónio seria incontrolável, por força dos pedidos de indemnização de muitos milhões reclamados por danos sofridos. Tudo o que, eventualmente, vier de desconto, porém, não vai chegar para acalmar as águas. E aqui entram em cena o Tribunal Administrativo do Lácio, o Conselho de Estado e, porque não?, o Tribunal Europeu... A pergunta, mais que pertinente, que se põe é: será que vai haver campeonato?

Pois é meus amigos, a começar pelo título do artigo deste grande senhor do jornalismo espero que cada um de nós saia mais rico e com mais vontade de perceber que o que é importante é LIMPAR e não SUJAR.

A Itália acaba de nos dar uma VERDADEIRA LIÇÃO DE ASSEIO. Mesmo que não haja campeonato e com todas as consequências que daí possam advir, NADA ficará como dantes. É preciso é ter CORAGEM e ser capaz de tomar estas medidas drásticas. Temos de ter VERGONHA da "arrogância, promiscuidade, cegueira, despudor, conflito de interesses, tráfico de influências, e corrupção" que, segundo Martins de Sá, impera em toda a parte. Seja o Benfica, ... o Porto ... o Sporting Clube de Portugal, ... o Gil Vicente ... ou qualquer outro.

Por mim, se algum dirigente do meu clube tivesse feito ou vier a fazer as poucas vergonhas que outros dirigentes de outros clubes, portugueses ou italianos ou chineses fizeram ou fazem, esse dirigente deve ser PUNIDO SEVERAMENTE tal como o meu clube. Nem todos são capazes de dizer o mesmo. Tem-se visto.A defesa da corrupção e da nojeira que invade o futebol português, é confrangedora. Aos métodos e os delitos comprovados dos mais baixos que há ... assobia-se. A sociedade obriga a regras de bem estar e respeito e tem obrigações. E quem não sabe estar bem e respeitar ...SEJA QUEM FOR o dirigente! Ou o Clube.

Eu pago os meus impostos até ao último cêntimo. EXIJO o mesmo a todos. Nem quero sequer ouvir falar de nomes de clubes.O Sporting Clube de Portugal, a meu ver, deve dar o exemplo e ser o mais cumpridor e o mais respeitador.

Por isso é o meu clube. EXIJO-LHE isso.

Sem comentários: