A abertura deste espaço, tem como principal razão de ser a denúncia de todos os casos de corrupção, que se têm verificado através da viciação do "SISTEMA" que o Dr. Dias da Cunha, corajosa e persistentemente denunciou. Até aprece que querer que exista VERDADE DESPORTIVA é ... vergonha. Enfim, agora que se sabe que entre outros favores aos árbitos, para além de peças de ouro e sem falar de viagens ao Brasil, há favores sexuais que envolvem vários dirigentes e árbitros internacionais e de meia tigela, e que têm servido de suporte aos bons resultados de alguns, não nos podemos admirar que nos últimos 20 anos os campos estejam inclinados e tenham sido o FCPorto e o sr. Pinto da Costa os maiores beneficiários. A OPERAÇÃO "APITO DOURADO" não sei se será ou não bem sucedida naquilo que TODA A GENTE SABE. No entanto, teve o condão de trazer à luz do dia muitos nomes, poucas vergonhas, batota, mentira, roubo, telemóveis e, MUITA COISA MAIS que andava escondida. Está aberta a caça! Ou estava, a justiça tem destas coisas. E o que é engraçado também no meio de tudo isto, é ver o sr. Luis Filipe Vieira, anafado e literado presidente do Benfica a deitar baba e ranho sobre os telefonemas e a promiscuidade do FCPorto e Pinto da Costa, quando ele próprio andou embrulhado com telefonemas a escolher árbitros. E o Dr. João Rodrigues ... sabem todos quem é. não sabe?
Pelo menos os telefonemas existiram, esses ninguém pode provar que não existiram.
São um facto indesmentível!

segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Apito douradíssimo

Qualquer cidadão consciente é incapaz de viver casado com a mentira que hoje pode beneficiar as suas cores clubistas e amanhã prejudicá-las, mas eu penso existir no seio da imensa multidão a esperança, não sei se fundamentada em alguns casos, de que as maldições só poderão cair sobre os outros.

Ninguém pensa, pelas minhas suposições, na hipótese de haver, no mundo do futebol, uma área de riqueza defendida e cobiçada por indivíduos exercitados em diversos estilos, só aparentemente ligados ao desporto, pessoas que se assumindo como incorruptíveis dirigentes e pessoas de bem deixam atrás de si um rasto de dúvidas e de imponderadas acções só por si suficientes para alertar o povo, mas o povo nem se mexe, nem pronúncia um ai, sinal de que lhe agrada respirar o ar da mentira.

Se assim não fosse, se tudo quanto se passa nos campeonatos, nos campos, nos gabinetes fosse icástico, não teríamos assistido à revolta do presidente do Benfica, que como antídoto ao veneno espalhado pelo tecido do futebol, exige o julgamento do caso «Apito Dourado» e eu acho que os vitalícios dirigentes do jogo da bola, já na altura de considerarem a reforma como saída obrigatória, dedicando-se, finalmente à família (aqueles que a têm), segundo alguns a eterna vítima dos seus comoventes sacrifícios, deviam apoiar Luís Filipe Vieira, subscrevendo a sua sugestão.

Mas não o fazem, provavelmente até acham bem que se lance mais uma tonelada de areia na engrenagem judicial, que o processo caia no esquecimento, que se esmaguem as escutas telefónicas, transformando-as de provas em baboseiras, que dinheiros alegadamente oferecidos a esta ou aquela personagem da estrutura futebolística se transformem em mensagens inócuas através de qualquer milagre e de milagres está este país cheio, que o tráfico de influências, as decisões dos coiquinhos provincianos valham como palavra legal.

O presidente do Benfica diz ter recebido provas importantes da farsa em que o futebol se transformou, a propósito de uma reportagem publicada por um tablóide cá do sítio, que lhe parecia encomendada. Nada do que no jornal estava escrito sob especulativo título tem fundamento e o presidente do Benfica atribui o mimo jornalístico a um género de contra-ofensiva de resposta às suas exigências que não traduzem espírito de concitação, mas antes nos parecem oportunas, ele, afinal, só deseja que o próximo campeonato seja decidido no campo e não se confirmem as suas suspeitas de que, à partida, está viciado.

E também quer, obviamente, a solução do «Apito Dourado» sem a qual o futebol português continuará sob suspeita

sexta-feira, 25 de agosto de 2006

O BOM, O MAU E O VILÃO

Descaramento

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Valentim Loureiro, desvalorizou alusões ao processo "Apito Dourado" feitas hoje pelo presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira.
O dirigente encarnado que diga-se em abono da verdade, não é flor que se cheire, fez alusões ao processo "Apito Dourado" quando se defendia de uma manchete de hoje do jornal 24 Horas sobre alegadas investigações policiais de que estaria a ser alvo.

Em reacção à notícia, Vieira disse que "o futebol português está na lama", admitindo que, depois da sua recente posição sobre o caso "Apito Dourado", alguém o quer "calar" e as "notícias começam a aparecer". Confrontado hoje no Porto com este comentário, Valentim Loureiro - que é arguido no processo "Apito Dourado", relativo a alegada corrupção no futebol -, referiu:

"Não sei o que ele quis dizer. A mim, essa declaração não atinge seguramente".

Em defesa da sua tese, Valentim Loureiro referiu que Luís Filipe Vieira foi dos primeiros apoiantes da sua candidatura à presidência da Assembleia Geral da Liga, no processo eleitoral entretanto travado nos tribunais pelo Nacional da Madeira.

"Se ele tivesse reservas a meu respeito, se soubesse qualquer coisa que pusesse em causa a minha isenção e idoneidade, possivelmente não seria um dos meus apoiantes, como foi", disse.

Ao ponto a que isto chegou ... " a minha isenção e idoneidade" ... só dá mesmo para rir ...

terça-feira, 22 de agosto de 2006

Recordando

Apito Dourado: o que diz a imprensa estrangeira

"Os patrões do futebol português foram presos".

É desta forma bem pragmática que a página de Internet da britânica BBC intitula a notícia da detenção do presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. A cadeia britânica recorda o caso dos contratos paralelos no Benfica e refere que este último acontecimento gerou uma onda de preocupação em Portugal, acerca dos efeitos que a «Operação Apito Dourado» poderá ter sob o Euro 2004.

Por seu lado, a agência noticiosa Reuters dá conta de mais "um rude golpe numa liga portuguesa mediana" e assolada pela crise económica dos seus clubes.

O jornal francês L'Équipe dá ênfase à acção da Polícia Judiciária e refere os nomes de Valentim Loureiro e Pinto de Sousa em principal destaque. As declarações de Gilberto Madaíl, prestadas esta terça-feira há hora de almoço, também tiveram nota de destaque.

"Operation Golden Whistle" O sítio da CNN também fala do caso que abalou o futebol em Portugal. Citando a agência Associated Press, recorda palavras do presidente do Sporting, Dias da Cunha, acerca de "dinheiros sujos" nos futebol luso. A CNN destaca a investida realizada pela Polícia Judiciária, a operação "Golden Whistle" que acabou por resultar na detenção de Valentim Loureiro.

Já os italianos da "La Gazzetta dello Sport" aproveitaram a «Operação Apito Dourado» para relacionar esta notícia com o anúncio do presidente do Perugia, que dias antes, ameaçou retirar o seu clube da Série A em consequência das más arbitragens que estão a prejudicar a sua equipa.
O título desta peça não deixa de ser sugestivo: "Futebol moderno ou caos total?"

O jornal Marca, diário desportivo espanhol de maior tiragem, colocou o caso que abalou o futebol nacional na sua secção de "internacional". A lista dos detidos e as declarações de Maria José Morgado sobre a corrupção no futebol português são alguns dos temas abordados.

ENFIM ... O MUNDO INTEIRO CONHECE O APITO DOURADO E OS SEUS AUTORES CORRUPTOS !!

domingo, 20 de agosto de 2006

Há com cada cromo ...

Luís Filipe Vieira fez hoje duras críticas a Hermínio Loureiro.
De acordo com o presidente do Benfica, o novo presidente da Liga vai deixar-se influenciar.
"Não é um homem que se vai impor a nada. Por isso, e da maneira como as coisas estão, se calhar até é o parceiro ideal para esconder a situação do Apito Dourado ", afirmou.
Para Vieira, "isto vai continuar na mesma pelo menos enquanto não houver uma forte intervenção da classe política".

Agora pergunto eu: Onde estava este homem quando apoiou o Major Valentim Loureiro para Presidente da Liga a troco do Cunha Leal para Secretário Geral e do controlo de outros orgãos disciplinares da Liga... huummm, huummmm ... ??