A abertura deste espaço, tem como principal razão de ser a denúncia de todos os casos de corrupção, que se têm verificado através da viciação do "SISTEMA" que o Dr. Dias da Cunha, corajosa e persistentemente denunciou. Até aprece que querer que exista VERDADE DESPORTIVA é ... vergonha. Enfim, agora que se sabe que entre outros favores aos árbitos, para além de peças de ouro e sem falar de viagens ao Brasil, há favores sexuais que envolvem vários dirigentes e árbitros internacionais e de meia tigela, e que têm servido de suporte aos bons resultados de alguns, não nos podemos admirar que nos últimos 20 anos os campos estejam inclinados e tenham sido o FCPorto e o sr. Pinto da Costa os maiores beneficiários. A OPERAÇÃO "APITO DOURADO" não sei se será ou não bem sucedida naquilo que TODA A GENTE SABE. No entanto, teve o condão de trazer à luz do dia muitos nomes, poucas vergonhas, batota, mentira, roubo, telemóveis e, MUITA COISA MAIS que andava escondida. Está aberta a caça! Ou estava, a justiça tem destas coisas. E o que é engraçado também no meio de tudo isto, é ver o sr. Luis Filipe Vieira, anafado e literado presidente do Benfica a deitar baba e ranho sobre os telefonemas e a promiscuidade do FCPorto e Pinto da Costa, quando ele próprio andou embrulhado com telefonemas a escolher árbitros. E o Dr. João Rodrigues ... sabem todos quem é. não sabe?
Pelo menos os telefonemas existiram, esses ninguém pode provar que não existiram.
São um facto indesmentível!

sexta-feira, 27 de maio de 2005

Ena ... TANTOS !

OS ARGUIDOS CONHECIDOS DO PROCESSO 'APITO DOURADO' . . . até, agora!!! DIRIGENTES
Pinto da Costa - Presidente do FC Porto; 1 crime de falsificação, 2 de corrupção e 2 de tráfico de influências.
Pinto de Sousa - Presidente da Comissão de Arbitragem da FPF; 2 crimes de falsificação, 1 de abuso de poder e 17 de corrupção.
Valentim Loureiro - Presidente da Liga de Clubes, da Câmara de Gondomar e administrador do Metro do Porto; 4 crimes de tráfico de influências, 19 de corrupção.
António Henriques - Vice-presidente da Comissão de Arbitragem da FPF; 2 crimes de falsificação, 4 de abuso de poder, 2 de corrupção.
José Luís Oliveira - Presidente do Gondomar SC e vice-presidente da Câmara de Gondomar; 1 crime de tráfico de influências, 33 de corrupção.
Azevedo Duarte - Vogal da Comissão de Arbitragem da FPF; 2 crimes de abuso de poder, 2 de corrupção.
Carlos Silva - Vogal da Comissão de Arbitragem da FPF; 1 crime de abuso de poder, 3 de corrupção.
Francisco Costa - Vogal da Comissão de Arbitragem da FPF; 17 crimes de corrupção.
Luís Nunes - Vogal da Comissão de Arbitragem da FPF; 16 crimes de corrupção.
Joaquim Castro Neves - Chefe do departamento de futebol do Gondomar e vereador da Câmara de Gondomar; 15 crimes de corrupção.
Paulo Torrão - Funcionário do departamento de informática da FPF; 2 crimes de falsificação.
OUTROS, CUJOS CRIMES SÃO DESCONHECIDOS
Rui Alves - Presidente do Nacional
Mário Graça - Comissão de Arbitragem da Liga
Júlio Mouco - Comissão de Arbitragem da Liga
Isabel Damasceno - Presidente da Câmara de Leiria
João Loureiro - Presidente do Boavista.
Avelino Ferreira Torres - Presidente da Câmara da Marco de Canaveses
Jorge Sousa - Ex-presidente do Marco
Reinaldo Teles - Vice-presidente do FC Porto.
José Manuel Ferreira - Dirigente do Leixões
António Candelária - Presidente do Santana
Américo Neves - Presidente do Sourense
Carlos Carvalho - Presidente do Conselho de Arbitragem da AF Porto
Simão Ribeiro - Penafiel
Fernando Melo - Penafiel
ÁRBITROS Pedro Sanhudo - 12 crimes de corrupção.
Augusto Duarte - Quatro crimes de corrupção.
Jorge Saramago - Quatro crimes de corrupção.
Jacinto Paixão - Dois crimes de corrupção.
Licínio Santos - Dois crimes de corrupção.
Manuel Valente Mendes - Dois crimes de corrupção.
Pedro Valente - Dois crimes de corrupção.
António Eustáquio - Um crime de corrupção.
José Manuel Rodrigues - Um crime de corrupção.
OUTROS, CUJOS CRIMES SÃO DESCONHECIDOS
Lucílio Baptista
Paulo Paraty
Martins dos Santos
Sérgio Ferreira
Rui Silva
Cosme Machado
José Palmeira
Marco Delgado
Rui Mendes
Nuno Borba
Luís Lameira
Sérgio Pereira
Pedro Maia
Pinto Miranda
Bernardino Silva
ÁRBITROS ASSISTENTES
Ricardo Pinto - Assistente de Pedro Sanhudo - 5 crimes de corrupção.
João Macedo - Assistente de Pedro Sanhudo - 3 crimes de corrupção.
Manuel Quadrado - Assistente de Jacinto Paixão - 2 crimes de corrupção.
José Chilrito - Assistente de Jacinto Paixão - 1 crime de corrupção.
OUTROS, CUJOS CRIMES SÃO DESCONHECIDOS
António Perdigão
Serafim Nogueira
Sérgio Lacroix
Paulo Alves
Carlos Amado
Ângelo Devesa Neto
Serafim Nogueira
OBSERVADORES (CRIMES SÃO DESCONHECIDOS)
Pinto Correia
Miguel Mendonça
Jorge França
Teresa Faria
OUTROS ARGUIDOS
António Araújo - Empresário de futebol - 5 crimes de corrupção.
Mário Reis - Treinador -crimes são desconhecidos.
Fernando Cerqueira - PS de Gondomar e apoiante de Pinto da Costa - crimes são desconhecidos.
Joaquim Camilo - Empreiteiro - crimes são desconhecidos.
Augusto Alves - Empreiteiro - crimes são desconhecidos.

Indícios do "Apito Dourado" em fase de avaliação pelo MP

O procurador Carlos Teixeira e outro magistrado do Ministério Público estão a avaliar os indícios recolhidos pela Polícia Judiciária no âmbito do Apito Dourado, de forma a estarem em condições de sanear o processo e deduzir a acusação no processo originário. Este labor tem como base o relatório final da PJ, que, sobretudo na sequência da demissão do Governo PSD-/CDS/PP, entrou numa deriva de diligências em vários pontos do país.
Nas últimas semanas, Carlos Teixeira e o magistrado que foi destacado para o apoiar estão a peneirar a ganga e, nuns casos, a extrair certidões de factos suceptíveis de sustentarem uma acusação. Esta visará o núcleo de arguidos detidos na primeira fase das operações. Entre os quais se inclui o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Câmara de Gondomar, Valentim Loureiro, vereadores sociais-democratas que eram dirigentes do clube local, além de outras figuras detidas na operação que levou o ex-director nacional da PJ, Adelino Salvado, a decapitar a hierarquia máxima da directoria do Porto da corporação.
Outros factos poderão originar novos inquéritos a tramitar na comarca de Gondomar e/ou em tribunais de outros pontos do país, ainda que possam estar relacionados com alegadas irregularidades praticadas no âmbito desportivo.
No processo principal e nos que este der origem, o Ministério Público não deixará de se ater à jurisprudência do Tribunal da Relação do Porto (TRP), que tem considerado a LPFP como uma entidade de utilidade pública, colocando assim os seus responsáveis e/ou colaboradores, na condição de funcionário prevista no Código Penal, tornando legítima a imputação de crimes como o tráfico de influência, peculato e corrupção.
As recentes mudanças na hierarquia máxima da procuradoria distrital do Porto implicaram alterações na intervenção dos procuradores-gerais adjuntos (PGA) colocados no TRP, a quem passaram a ser distribuídos recursos relacionados com o Apito Dourado. Acabou o monopólio que durante vários meses foi detido pelo PGA Pinto Nogueira, que era o único a intervir em nome do MP nos recursos dos arguidos do Apito Dourado.
Este magistrado cessou ainda a ligação ao procurador Carlos Teixeira, competindo esta função de mero aconselhamento a outro PGA, Lemos Costa, que em breve irá coordenar o Ministério Público na Relação de Guimarães. Esta transferência não implicará, todavia, o fim do apoio que Lemos Costa tem vindo a dar ao procurador Carlos Teixeira, dado que a Relação de Guimarães está na esfera de influência da procuradoria distrital do Porto.

quarta-feira, 25 de maio de 2005

É mesmo para rir

"Fait-divers" ... diz ele!

O árbitro internacional Paulo Paraty não deu grande ênfase ao facto de Pinto da Costa - no aniversário da Casa do FC Porto em Espinho - o "acusar" de ter estado no jantar de quinta-feira, no restaurante Sapo, em Penafiel, com o director-geral do Benfica, José Veiga, e o ex-árbitro auxiliar Devesa Neto.
"Não ligo a "fait-divers". Tenho mais com que me preocupar", refere Paulo Paraty sobre o facto de o presidente do FC Porto o ter relacionado com o já célebre jantar realizado na pretérita quinta-feira, no conhecido restaurante penafidelense.
Recorde-se que o FC Porto fez questão de tornar público este encontro, colocando a notícia no seu sítio na internet o que, de imediato, causou alguma celeuma.

terça-feira, 24 de maio de 2005

Comadres ...

«Pinto da Costa é a figura das mentiras no nosso futebol» (José Veiga)

«O nosso inimigo está identificado, anda protegido, imune e impune», afirmou Pinto da Costa na noite de ontem. José Veiga não perdeu tempo a reagir, disparou em várias direcções e frisou esta manhã: «Não sou a figura que está ligada às mentiras dos últimos 25 anos no futebol português».
Pinto da Costa lançou várias «farpas» ao velho rival de Lisboa, revelou que o seu segundo livro terá um capítulo intitulado apito encarnado , mostrando-se também surpreso com o facto de «ainda não ter surgido qualquer processo por causa das coisas que têm acontecido».
José Veiga afirma-se desiludido com as declarações do líder portista e enumera os assuntos que gostaria de ver esclarecidos: «Estava à espera doutro tipo de explicações, como os comunicados da claque no site; estava à espera que explicasse o que é que o Sr. António Garrido anda a fazer estes anos todos no clube do Sr. Nuno; estava à espera que explicasse também a relação de promiscuidade do Sr. António Araújo com o Sr. Nuno.
Gostaria de saber mais algumas coisinhas...»José Veiga: «Sei perfeitamente como ele funciona» ... ahahahahahahahahahahaha